28 junho 2009

Colônia Blumenau

Colônia Blumenau— hoje villa do mesmo nome, com prehendendo duas freguezias, situadas no valle do rio Itajahy cujo porto dá sahida aos numerosos productos deste importante centro de população.
Esta colônia foi fundada em 1852 pelo Dr. Hermann Blumenau.
Adquirida logo depois pelo Estado foi por este desenvolvida, sendo emancipada em 1880.
Tem uma população superior a 17.000 almas, sobresahindo a nacionalidade allemã.
Existem também muitos italianos, portuguezesetc.
A lavoura é o principal ramo de industria a que se entregam os habitantes dessa ex-colonia, na qual empregam 150 arados, cultivando de preferencia a canna cuja producção se transforma em mais de 400.000 kilogrammas de assucar e a 3.500 hectolitros de aguardente.

Além deste valiosissimo contingente exportam os habitantes de Blumenau mandioca, batatas, manteiga, banha de porco toucinho, carnes preparadas, fumo, charutos e madeiras, etc.
Possue a villa diversas fabricas, como sejam, de roupa de ponto de meia, de tecidos de outras espécies, nove de cerveja uma de licores, uma de sabão, nove de charutos,
duas officinas typographicas e diversas officmas de fundição de caldereiío, sapateiro, alfaiate, marceneiro etc.

Para a preparação da madeira funccionam 40 engenhos movidos por água, e um. por vapor; bem como 27 machinas iguaes para a preparação do fubá de milho e de arroz.
O valor da exportação excede de 400:000$000.

A villa de S. Paulo de Blumenau liga-se como porto de Itajahy pelo rio do mesmo nome, francamente navegável.
A villa possue importantes edifícios, taes como : as igreias catholicas das duas freguezias,a igreja protestante, a casa da Câmara Municipal e differentes escolas em diversos districtos, além de um estabelecimento de instrucção secundaria.
O clima é temperado e saudável.
A área da ex-colonia é de cerca de 1.390.000 hectares; a área cultivada excede de 18.000 hectares.
Existem ainda nas circumvisinhanças muitos kilometros de terras devolutas, as quaes pela excellente qualidade. prestam-se a todo o gênero de cultura.

Fonte: "Guia do emigrante para o Império do Brazil”, publicado em 1884,
http://www.brasiliana.usp.br/bitstream/handle/1918/01825600/018256_COMPLETO.pdf

Nenhum comentário: